Cupcakes, cake pops, macarons, brownies, pães de mel e bem-casados fantásticos, desenvolvidos especialmente para agradar as formigas de plantão. Woncakes, fabricando delícias para celebrar os momentos mais doces da vida!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Torta de Limão



Eu odeio limão. É azedo demais... E meu estômago agradece! Essa fruta tão lindinha me dá uma azia danada. Essa não é a melhor maneira de começar um post sobre torta de limão, eu sei.  E mais contraditório ainda é o fato de que eu praticamente não como essa torta quando faço. Mas só o fato de sempre arriscar uma garfada significa muito.

Meu noivo é louco por essa receita. Antes dele voltar da Califórnia perguntei se queria algum doce especial e logo respondeu: “Quero sua torta de limão!”. Nem sei por que perguntei, já que 90% das vezes a resposta é essa.

Minha família também ficou feliz da vida, porque também adora.  Eu só fico contente de fazê-la. É divertida, fácil e linda. Sem contar que ver a carinha de felicidade do noivinho a cada garfada não tem preço.  

Se gosta de limão tenha certeza que essa torta você vai querer comer inteira sozinho. É sério! Precisa ver a disputa que é aqui em casa. Chegam a esconder pedaços! Vamos à receita! Para a massa você vai precisar de:
- 220g de trigo
- 100g de manteiga sem sal
- 1 ½ colher de sopa de açúcar
- 1 pitadinha de sal
- ½ colher de chá de fermento em pó

Pulse tudo isso no processador até virar uma farofa. Acrescente um ovo pequeno e pulse novamente até formar a massa. É bem legal: você vai saber que a massa está pronta quando ela formar uma bola dentro do processador.  Forre uma forma de fundo removível com a massa. Nas laterais, uso uma colherinha para fazer detalhes nas bordas, como podem ver nas fotos abaixo. Depois, é só furar a massa toda e levar ao forno pré aquecido até a começar a dourar. A massa deve ficar mais firme, mas ainda é fofa. E não deve dourar demais, se não fica com gosto de queimado. Tire do forno e espere esfriar.


Para mim, o mais legal desta torta é a combinação da massa amanteigada, com o ganache, a musse e o merengue.  As camadas de texturas e consistências diferentes deixam a torta muito interessante. Para o ganache, use:
- 200g de chocolate branco bem picado
- ½ caixinha de creme de leite
Misture e leve ao microondas até que o chocolate esteja completamente derretido. Seja cuidadoso para o que chocolate não queime. Se dê o trabalho de tirar do microondas de 30 em 30 segundos, mexendo bem. Vai valer a pena.  Depois, acrescente ¼ de xícara de suco de limão mexendo bem, sem parar, até estar bem incorporado e homogêneo. Coloque o ganache no por cima da massa.

O próximo passo é fazer um simples musse de limão.  Bata no liquidificador:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
Eu não me preocupo em tirar o soro do creme de leite, mas tomo o cuidado de não colocar ele todo.  Vou colocando o creme de leite à colheradas e jogo um pouquinho do soro apenas. Bato com o leite condensado por um minuto e vou acrescentando aos poucos, sem parar de bater, ½ xícara de suco de limão.  Não demora muito e a mistura já se transforma num musse cremoso e espesso.  Coloque o musse com cuidado sobre o ganache para que não se miturem muito. Eu prefiro até levar a musse à geladeira por alguns bons minutos para que fique consistente e mais fácil de sobrepor sem problemas.



Por fim, faça um merengue com 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de claras. Leve ao fogo, misturando sempre, até ficar morno. Não deixe ferver e nem permita que as claras endureçam. Para descobrir se está na temperatura certa, coloque um pouco nas costas da mão. Se tiver quente, mas ainda suportável, tire do fogo, coloque na batedeira, acrescente um bocado de suco espremendo quase toda a metade de um limão pequeno e deixe batendo por 10 minutos. Depois coloque por cima do musse. Se estiver com paciência, faça com um bico de confeiteiro de sua preferência. Se não, faça como eu: espalhe com um garfo, faça movimentos ondulados e puxe bicos. Leve à geladeira por umas 2h ou 3h. Antes de servir, gratine com um maçarico de cozinha e enfeite com raspas de limão.

Essa receita pode parecer complicada por ter muitas etapas, mas todas as camadas são simples e em no máximo 1h você terá uma delícia daquelas na geladeira para servir aos amantes do limão. E fique tranquilo que a torta não é muito azeda e nem muito doce. No fim das contas, cada camada complementa e equilibra a outra, tornando esta receita um sucesso garantido – menos para o meu estômago, que sempre reclama das garfadas que roubo por ai.




(post retirado do blog Projeto Wonka, de Debbie Vasconcellos ou Debbie Wonka - como preferir)

11 comentários:

  1. Amor, eu sei que demorei pra comentar no blog, e não poderia existir ocasião mais apropriada do que o post dessa MAGNÂNIMA TORTA DE LIMÃO. Sim, com Caps Lock. Porque essa é simplesmente a MELHOR TORTA DE LIMÃO ou talvez MELHOR TORTA DE TODAS as tortas do mundo! E por que não, do universo. Esse blog é simplesmente um reflexo daquilo que eu já acompanho há 9 anos e sei que todas as receitas postadas aqui já foram tentadas e aperfeiçoadas até alcançarem o patamar da perfeição, pq a Debbie não aceita nada menos q isso. Já vi receitas inteiras irem para o lixo por não terem conseguido chegar à categoria de deliciosas, mesmo quando para mim estavam boazinhas (hahahahhaha). Para ela, cozinhar não é juntar ingredientes e simplesmente matar a fome depois. Pra Debbie Wonka, cozinhar é a arte de fazer sorrir, é a alquimia que transforma elementos básicos da natureza em recordações, prazer, e felicidade.

    Te amo, meu bem. Esse blog ainda vai dar muito o que falar... e comer.

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm... deu água na boca!!!!! Torta de limão Rocks!!! Melhor sobremesa que existe na minha opinião... Vou pedir para Alessandra tentar fazer, porque eu sou uma negação completa na cozinha... rsrsrsrs!
    Saudade de vocês hein! Vamos ver se a gente marca alguma coisa...

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Jesus! E eu que achava que a minha torta de limão era boa... Vou experimentar e posto aqui o resultado. Obrigado por compartilhar ;-)

    ResponderExcluir
  4. Olha, esta torta esta linda. A tua apresentação: um primor. estou assim de cara. e pelo que li nos comentários do noivo, o sabor é imbatível.

    ResponderExcluir
  5. Amor, brigada! Te amo muito!

    Mokata, brigadão! Se Alessandra fizer me conta o que acharam do resultado.

    Marcelo, depois me conta heim?!

    Valentina no meu blog! Que honra!!! Muito obrigada pelo carinho! Babo nas suas receitas também! Entro no seu blog há muuuuuuito tempo! Estou muito contente com seu recadinho :)

    Bjs achocolatados amores

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber o diâmetro da forma usada nessa torta.
    Obrigada.
    Clarissa

    ResponderExcluir
  7. Oi Clarissa! Desculpe a demora em responder, vi o comentário só hoje :(
    O diâmetro da forma utilizada foi de 22cm.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. debinha, tem uma medida p/ o trigo da massa em xícaras? é q eu não tenho balança... :( aqui, fiz de novo a torta sorvete! virou uma questão de honra!!! hahahahaha

    ResponderExcluir
  9. Debbie!
    Descobri o seu blog "fusssando" na net e sou perdidamente apaixonada por ele!
    Fiz essa torta no Natal e ela virou sensação! Assim como o seu Amor ama torta de limão, o meu tb é alucinado! rs.. Ele disse que foi a melhor torta de limão que ele já comeu na vida dele.. Nossa, fiquei muito feliz! Além disso, ganhei os parabéns da sogra e o comentário: "Essa é a torta de limão mais gostosa que comi na vida!" Detalhe, a mulher á boa e crítica qndo o assunto é fogão! rs...
    A única alteração que fiz foi: trocar o merengue (nunca na vida me dei bem com ele! rs.. Sempre fica horrível os meus) e troquei por marshmallow, que peguei a receita da da Pamela Brandão http://www.pamelabrandao.com/receitas/2010/11/hi-hat-cupcakes-cupcakes-de-nha-benta/ (troquei as essências por suco de limão) e ficou D-I-V-I-N-O! rs..
    Fui super bem elogiada e farei em breve esta receita de novo.. O meu próximo passo será fazer a torta de sorvete! Comi muito na infância (uma tia minha fazia) e qndo achei essa receita, quase morri! rs..
    Obrigada pelas receitas e pelo carinho em postar todas as dicas para a gente! Entro todos os dias aqui para ver se tem alguma novidade!
    Muitos beijos e muito sucesso em 2011!
    Beijos,
    Talita

    ResponderExcluir
  10. Oi Talita! Que máximooooooo! Fico muito, muito feliz :) Muito obrigada pelo carinho e pelo retorno! E quando fizer a torta sorvete, conta também :) Sucesso com as receitas!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  11. Fiz essa torta para para alguns polones, eles amaram e eu tambem. Vou fazer outra para o meu amor.

    ResponderExcluir