Cupcakes, cake pops, macarons, brownies, pães de mel e bem-casados fantásticos, desenvolvidos especialmente para agradar as formigas de plantão. Woncakes, fabricando delícias para celebrar os momentos mais doces da vida!

domingo, 9 de janeiro de 2011

A Torta de Nozes que deu errado


Acredite: essa torta deu errado. Eu e minha mãe adoraaaamos nozes! Há tempos, comprávamos uma pequenina só para a gente numa confeitaria, mas enjoamos. Neste último Natal decidimos botar a mão na massa e fazer uma receita nova. Munidas do brilhante livro de Carla Pernambuco "Carlota - Balaio de Sabores", resolvemos fazer a torta de nozes da chef. Infelizmente, não havia fotos, mas confiamos que daria tudo certo. Mamãe toda atarefada com os salgados da ceia, deixou a novidade toda para mim. Pois bem, sem problemas, me diverti fazendo, como sempre. Só achei a receita da massa estranha... olha só::
- 6 claras em neve
- 6 gemas
- 1 1/2 xícara de acúcar
- 1 xícara de nozes moídas
- 6 colheres de sopa de farinha de rosca
- 3 colhere de sopa de rum (opcional - não utilizei)


Fiz tudo como o descrito: bati as claras em neve e juntei as gemas uma a uma ainda batendo, alternado com o açúcar, sendo acrescentado aos poucos. Bata bem e ficará uma massa fofíssima, linda. Desligue a batedeira a misture com cuidado a nozes e a farinha de rosca (e o rum, caso utilize). Coloque em uma forma de 22cm de diâmetro (usei uma quadrada de 21cm) untada e forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido em 160°C por cerca de 30 minutos, ou até que doure. 


Na minha humilde opinião, acho que faltou um pouco de farinha de trigo e talvez fermento. Acontece que a massa é muito leve e delicada. Ficou baixinha, meio craquelada por cima e até difícil de desenformar. E como no livro se pede para cortá-la em duas camadas para rechear, não é possível que tenha dado certo. Não sei o que posso ter feito de errado e se alguém já fez essa torta por favor me dê uma luz. 

Fiz tudo com o máximo cuidado e me deu uma raiva quando a massa saiu do forno! Porque ela estava feia, mas tão saborosa e úmida... Decidi que aquele não seria um fracasso na cozinha, tinha que dar certo de alguma maneira. Como a forma era quadrada, dividi a torta no meio, ficando com dois retângulos. Em cima de um deles coloquei o seguinte recheio:
- 2 latas de leite condensado
- 1 1/2 xícara de nozes processadas grosseiramente
- 2 colheres de sopa de manteiga

Misture tudo e leve ao fogo mexendo sempre, até começar a desgrudar da panela. Depois de jogar esse doce de nozes em um dos meus retângulos, coloquei o outro que sobrou por cima. Mas a receita do livro era com baba-de-moça também e mamãe já havia feito o doce para mim... e agora? Tivemos um plano. Antes, a receita da baba de moça:
- 1 xícara de leite de coco
- 1 1/2 xícara de açúcar
- 2 xícaras de água
- 1 colher de sopa de manteiga
- 6 gemas peneiradas
- 4 cravos-da-índia (não utilizamos)

Junte a água e o açúcar (e o cravo, caso utilize) e ferva até o ponto de fio. Tire do fogo, junte a manteiga e deixe amornar. Misture as gemas ao leite de coco e junte à calda morna, misturando bem. Volte ao fogo médio, mexendo sem parar até o creme engrossar levemente. Achamos ele ainda muito molenga, por isso engrossamos com uma colher de sopa de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água. Tiramos do fogo e deixamos esfriar. 


Para acrescentar essa delícia, bolamos o seguinte plano: dividimos o bolo retângulo ao meio, formando dois quadradinhos recheados de doce de nozes. Por cima de um deles, joguei metade da baba-de-moça e depois empilhei o outro quadrado acima. Por fim, a torta de nozes ficou quadradinha e alta, com três camadas de recheio: duas de nozes e uma de baba-de-moça. A massa, molhadinha e lotada de nozes, com tantas camadas ficou de dar água na boca! Nem lembrava mais daquela massa feia e baixinha.


Para decorar, fiz um merengue com com 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de claras (leve ao fogo, misturando sempre, até ficar morno. Não deixe ferver e nem permita que as claras endureçam. Para descobrir se está na temperatura certa, coloque um pouco nas costas da mão. Se tiver quente, mas ainda suportável, tire do fogo, coloque na batedeira, acrescente um bocado de suco espremendo quase toda a metade de um limão pequeno e deixe batendo por 10 minutos). Passei ele o mais reto possível em toda a torta e fiz detalhes com bico pitanga nas laterais. Em cima, coloquei o restante da baba-de-moça no meio e joguei nozes picadas em volta. Coloquei uma pitangada no centro da torta, onde localizei uma nozes inteira. No prato onde estava a torta, ainda coloquei nozes picadas e nozes inteiras. Ficou liiiinda de morrer! Dava até pena de cortar. Mas depois que provamos, a pena se foi de tão deliciosa que estava. A crocância das nozes com a umidade da massa, mais os recheios saborosíssimos, fizeram dessa torta um sucesso garantido! Valeu a pena não desistir! Deveria errar assim mais vezes...


(post retirado do blog Projeto Wonka, de Debbie Vasconcellos ou Debbie Wonka - como preferir)

5 comentários:

  1. Debbie!
    Ameiiii a receita!!!
    O erro, valeu a pena! Hahahahaha...
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita! Obrigada! Valeu mesmo, viu?!
    Beijão e uma ótima semana para você!

    ResponderExcluir
  3. Deixei um comentário gigante no post da torta de limão! Me perdoe os erros de português! rs..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Dabbie! Eu realmente não entendo esses bolos/tortas esponjas ficam mto leves e deixam a gente meio na mão! Mas adorei o resultado, ficou ótimo! Quero testar um dia kkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Liv! Pois é, menina, me deixou na mão mesmo. Mas ficou uma delícia! Quando tentar, me conta o que achou... até para eu descobrir se fiz algo errado. Bjk

    ResponderExcluir