Cupcakes, cake pops, macarons, brownies, pães de mel e bem-casados fantásticos, desenvolvidos especialmente para agradar as formigas de plantão. Woncakes, fabricando delícias para celebrar os momentos mais doces da vida!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A favorita: Torta de Coco com Abacaxi


Sim, essa é a minha torta preferida. Sei que você deve estar pensando que isso é loucura, já que sou uma chocólotra convicta, mas essa receita é irresistível! Eu amo chocolate, mas também sou louca por coco. E coco com chocolate então, hummm. Mas já estou divagando... Voltemos ao assunto: a torta mais maravilhosa de todas. Minha mãe  fazia esta torta quando eu era criança e chegava a congelar pedaços para comer quantos dias fosse possível, escondendo ao máximo de todo mundo. Esta não divido mesmo! Sempre peço à mamãe no meu aniversário, só pra mim. Para o Reveillon, resolvi fazer uma sozinha, pela primeira vez. Fiz como sobremesa da ceia porque ela é toda branquinha e queria começar 2011 com o pé direito. Perfeito!


Pão-de-ló:
- 6 claras
- 6 gemas
- 3 copos americanos (tipo o de requeijão) de farinha de trigo
- 3 copos americanos de açúcar
- 1 1/4 copo americano de suco de laranja
- 1 1/2 colher de sopa de fermento em pó

Primeiro, misture o trigo, o açúcar e o fermento numa vasilha; reserve. Comece batendo as claras em neve na batedeira. Quando estiverem quase firmes, acrescente as gemas uma a uma, sem parar de bater. Então, adicione aos poucos a mistura seca, em seguida um pouco de suco de laranja, ainda batendo. Coloque um pouco de cada e deixa bater por um tempinho ates de repetir o processo até o fim. Assim, sua messa não fica tão seca de uma só vez, nem tão molhada. Tome o cuidado de colocar os secos como se fosse uma chuva e sempre de um único lado da betedeira. Do outro lado, vá colocando o suco às goladas. Não tenha pressa - tudo isso é para a massa continuar alta e leve. Desligue a batedeira e passe a massa para uma forma de fundo removível de 27cm de díâmetro untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido em 170°C. Eu fiquei apavorada porque meu forno está um pouco forte e, apesar de crescer, a massa parecia que não ia endurecer de jeito nenhum. Mas tive paciência em esperar um bom tempo assando e saiu um bolo lindo, dourado, macio e cheiroso. Estará pronto quando espetar um palito na massa e este sair limpo. Retire do forno e deixe esfriar. 

Calda:
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de aguá
- 1 fatia de abacaxi

Leve tudo ao fogo médio numa panela e mexa só um pouquinho, o necessário para misturar. Deixe levantar fervura por um minuto e pronto! Eu tenho um certo preconceito com bolos molhados com leite ou leite condensado. É que acho que interfere no gosto demais, azeda rápido e começa a escorrer da massa quase que no mesmo dia. Com a calda não: dou um toque especial, sem interferir demais no gosto; o bolo fica molhadinho, sem liberar tanto líquido e ainda dura mais. Acho mais gostoso, seguro e a textura fica infinitamente melhor. Mas, se prefere molhar de alguma outra maneira, você que sabe. No caso desta torta, umedecer a massa é obrigatório. O pão-de-ló, apesar de fofo, é uma massa esponjosa e seca, por isso precisa de uma calda. 


Geléia de Abacaxi:
- Abacaxi
- Açúcar

Calma! Não coloquei as medidas, porque foi meio que de olho. Fiz o seguinte: cortei um abacaxi inteiro e coloquei num prato. Tirei o abacaxi e joguei no liquidificador. No mesmo prato, medi o açúcar como se fosse o equivalente à metade daquela quantidade de abacaxi que coloquei anteriormente. Botei no liquidificador também e bati os dois juntos. Depois, levei ao fogo baixo numa panela até tomar consistência de geléia, mexendo uma vez e outra, sempre vigiando para não queimar. 

Doce de Coco:
- 2 latas de leite condensado
- 200g de coco ralado fresco (adoro comprar no Hortifruti: vem fresquinho, já ralado, com filetes grossos e compridos de coco, gostosos de mastigar... sem contar que o sabor é muito melhor que o industrializado)
- 2 gemas peneiradas ou sem pele
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Extrato de baunilha

Misture o leite condensado, o coco, as gemas e a manteiga e leve ao fogo médio mexendo sempre, até soltar do fundo da panela (um pouco antes do ponto de brigadeiro de enrolar, sabe?!). Desligue a panela e adicione umas gotinhas de baunilha, mas não muito - é só para dar um gostinho. É de comer de joelhos... 


Pois bem, agora é só montar! Desenforme o pão-de-ló e coloque-o sobre o prato que utilizará para deixar a torta. Corte-o no meio. Você terá, então, dois discos deliciosos. Separe-os. Molhe bem o disco base, com quase 1/3 da calda. Distribua bem, ok?! Passe a geléia nessa metade toda e jogue por cima o doce de coco. Cologue o outro disco de pão-de-ló sobre os recheios. Fure-o com um garfo e molhe com o restante da calda. Ah, faça um merengue com 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de claras. Leve ao fogo, misturando sempre, até ficar morno. Não deixe ferver e nem permita que as claras endureçam. Para descobrir se está na temperatura certa, coloque um pouco nas costas da mão. Se tiver quente, mas ainda suportável, tire do fogo, coloque na batedeira, acrescente um bocado de suco espremendo quase toda a metade de um limão pequeno e deixe batendo por 10 minutos. Depois disso, estará firme, branquinho e lindo. Passe em volta da torta, decore com coco ralado fresco. Leve a geladeira por pelo menos 2h antes de servir. 

A torta ficou divina! A receita da mamys é um abuso! Enquanto não acabou, não parei de comer... ninguém parou! Saborosíssima, cheia de coco, molhadinha, com uma abacaxi suave... Você não tem idéia do que é essa torta. É  inexplicável. Se fizer, me diga se consegue descrever melhor. Eu ainda não encontrei palavras suficientes. Enfim, foi uma ótima maneira de fechar um ano que foi um tanto amargo para mim e minha família. O Ano Novo chegou com tudo: tivemos uma ceia maravilhosa, sobremesas deliciosas, rimos a noite inteira, conseguimos resolver alguns probleminhas e ainda tivemos reencontros familiares muito alegres. Esse vai ser um ano tão delicioso quanto a Torta de Coco, tenho certeza!  


(post retirado do blog Projeto Wonka, de Debbie Vasconcellos ou Debbie Wonka - como preferir)

7 comentários:

  1. Oiiii Debbie!!!
    Eu não gosto de abacaxi, mas acredita que lendo este post deu uma vontadinha de comer! Hahahaha... Vc descreveu de uma forma tão suculenta, que, ai ai ai, fiquei com vontade! Hahahahaha...
    Posso fazer essa tortinha sem o abacaxi? rs.. Ou dá para substituir por outra geléia?
    Amanhã eu vou fazer a torta de sorvete para o meu irmão e te conto como foi! rs... Ele é louco por essa sobremesa e como ele ficou internado alguns dias no hospital, eu vou paparicar um poquinho ele! rs..
    Amo o seu blog! Está nos meus favoritos há séculos! rs..
    Bjs..

    ResponderExcluir
  2. Esse site me faz repensar se fazer dieta vale a pena... As fotos são de cortar o coração! Anda mais q já conheço sabor da maioria das receitas... huummm... Deixa eu emagrecer um pouquinho e ai vc vai ver!! hahahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Debbie!!!!
    Fiz ontem a torta de sorvete...... Deu tudo certo, exceto a calda de açúcar não ter desgrudado da forma! Ela virou uma pedra e não saiu nem por um milagre!!! O sorvete saiu, sem a caldinha... Buáááá..
    Será que eu deixei ferver demais essa calda? Me dê uma luz pq eu quero fazer ela de novo no domingo, pq é niver desse meu irmãozinho! rs..
    Mesmo sem a calda, ele falou que estava uma delícia! :)
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Ah! Juju, brigada!!! Mas fica firme na dieta! Vai valer a pena :*

    ResponderExcluir
  5. Oi Talita!

    Olha, pode fazer sem abacaxi sim! Minha mãe já havia feito pra mim sem e é tão maravilhosa quanto. Mas, acredite, o abacaxi nesse receita só dá um gostinho, não fica forte não. Mas faça como preferir.

    Quanto à torta sorvete, com certeza deixou ela ficar firma demais... ela deve ficar num ponto de fio bem leve, não é pra ficar muito grossa não. Deixe ferver por uns 2 ou 3 minutinhos, e sem ficar misturando, que dará certo, ok?! Ai me conta!

    Beijão, obrigada e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  6. Faço das palavras da juju as minhas.
    Dieta e esse blog não combinam!
    Quero comer tudo isso,droga! =(
    Adoro abacaxi com coco,ou seja,vou amar essa torta!
    Beijos debinha
    :*

    ResponderExcluir
  7. Brigada Vinha! Qd estivermos magrinhas faço a torta pra gente :) Bjk

    ResponderExcluir