Cupcakes, cake pops, macarons, brownies, pães de mel e bem-casados fantásticos, desenvolvidos especialmente para agradar as formigas de plantão. Woncakes, fabricando delícias para celebrar os momentos mais doces da vida!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pavê de bombom



Desde que me entendo por gente uma tia muito querida faz um pavê de bombom que adoro. Quando criança, esperava ansiosa pelos doces que fazia para as festas de família. Depois que me mudei para Niterói e que tomei gosto pela cozinha, resolvi fazer a minha versão do pavê já que demorava tanto até titia vir me visitar. Quando comecei a fazer esse pavê por aqui, foi um sucesso só. Em uma festa entre amigos de escola, cheguei a escutar que era "um verdadeiro manjar dos deuses". Não pude nem me fazer de modesta, concordo plenamente.

Creme de chocolate:
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 barra de chocolate meio amargo

Essa é a principal mudança que fiz. Na receita da titia era só uma mistura de achocolatado, leite e creme de leite, se não me engano. Por vezes, virava gelo, o que me irritava bastante! Então resolvi o problema com um creminho simples: faço um brigadeiro mole com o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Quando começar a soltar da panela, desligue o fogo e acrescente o chocolate meio amargo picadinho. Misture até ele derreter totalmente. Deixe esfriar. 




Creme amarelo:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 1 colher de sobremesa de amido de milho
- 2 gemas

Coloque tudo numa panela e leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Mas atenção a algumas dicas. Primeiro: quando digo uma lata de leite, significa usar a lata de leite condensado mesmo para medir a quantidade de leite. Segundo: dissolva o amido de milho no leite antes de misturar tudo para evitar ficar bolas secas do produto que deixam um sabor terrível. Terceiro: peneire as gemas ou retire a pele para evitar o gosto de ovo no doce. Quarto: por fim, vale sempre lembrar de mexer tudo para um lado e para outro, de preferência com o fuê para não empelotar. Espere até que fique em temperatura ambiente.  

Creme branco:
- 2 claras
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 lata de creme de leite sem soro

Leve a lata de creme de leite ao freezer por uns 20 ou 30 minutos. Fure o fundo da lata e depois a tampa. O soro sairá pelo fundo, por isso aconselho que faça numa pia. Bata as claras em neve. Ainda batendo, acrescente o açúcar ao poucos. Desligue a batedeira e acrescente o creme de leite misturando delicadamente com uma espátula. Reserve.




Para montar essa maravilha, você deverá colocar o creme de chocolate no fundo de uma forma. Por cima, jogue 15 bombons Serenatas de Amor (ponto para a Garoto, minha conterrânea) picados. Uma dica: coloque os bombons na geladeira por um tempo antes de picá-los para que não fiquem derretendo nas mãos. Depois, coloque o creme amarelo e, por fim, o creme branco. Ai é só decorar como quiser. Eu decorei com confeitos pretos e brancos e ainda com bombons em formato de coração que ganhei numa cesta de Natal. Ah! Leve ao freezer por umas duas ou três horas. Depois pode até deixar numa boa geladeira (assim não precisa deixar o pavê derreter por alguns minutos antes de comer). 




Há tempos não fazia o pavê e admito que fui a que mais se deliciou com ele, mesmo sendo um pedido de meu irmão e de meu noivo. É que essa é uma daquelas sobremesas que se deixarem na minha frente, como inteirinha. O sabor é bem doce e você vai precisar de um copo de água depois, acredite. Eu acho que chocolate e bombom num pavê não tem como dar errado! E não dá mesmo! Manjar dos deuses... 

(post retirado do blog Projeto Wonka, de Debbie Vasconcellos ou Debbie Wonka - como preferir)

Um comentário:

  1. Ai Debinha que delícia!
    Quero provar..
    Ele parece ser bem simples de fazer..quase parecido com a torta de sorvete!

    Vou testar!

    Beijos

    ResponderExcluir