Cupcakes, cake pops, macarons, brownies, pães de mel e bem-casados fantásticos, desenvolvidos especialmente para agradar as formigas de plantão. Woncakes, fabricando delícias para celebrar os momentos mais doces da vida!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Pão-de-ló Junino


Antes do fim de semana perguntei a alguns amigos o que queriam de doce para a semana... uns disseram bolo de fubá, outro algo com coco. Mas como agradar a gregos e troianos? Foi então que surgiu a ideia perfeita: fazer o pão-de-ló junino do Álvaro Rodrigues! Para quem não conhece, Álvaro é um chef extraordinário que faz falta dando suas receitas na TV aberta. Todas as receitas dele dão certo e são maravilhosas, impressionante. Há alguns anos, fiz esse bolo para uma festa junina e foi um sucesso só. Procurei, procurei a receita aqui em casa e não encontrei. Fui catar na internet e acabei achando no ótimo blog Pecado da Gula. A foto de lá é exatamente como eu me lembrava: lindo, fofo e molhadinho. Bati o martelo: é esse mesmo! 



Massa:
- 6 gemas
- 6 claras batidas em neve dura
- 200g de manteiga sem sal, levemente amolecida
- 2 xícaras de açúcar
- 1 lata de milho verde com a água e batido no liquidificador 
- 1/2 vidrinho de leite de coco (100ml)
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 1/2 xícara de fubá peneirado
- 1/3 xícara de queijo parmesão ralado fino (gosto de usar o Faixa Azul)
- 1/2 xícara de óleo de milho
- 1 colher de sopa de erva doce (opcional - usei só meia colher)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal 

Para começar, bata as claras em neve bem firme. Ela estará no ponto quando você virar o recipiente de cabeça para baixo e ela não cair. Essa etapa é importante porque as claras, quando em ponto firme, é que "ressecam" a massa. Esse bolo é fofo, mas é também firme o suficiente para ser molhado sem quebrar. Por isso, não esqueça de deixar as claras no ponto certo. Em outro recipiente, bata as gemas, a manteiga e o açúcar até formar uma massa clara e fofa. Acrescente, então, o milho, o leite de coco, o trigo, o fubá, o queijo parmesão e o óleo e bata bem. Desligue a batedeira e acrescente a erva doce e o fermento. Misture com uma espátula. Por fim, coloque as claras em neve aos poucos, mexendo delicadamente. Coloque numa forma retangular de n°4 (que costuma ter 46 x 33cm) untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido em 180°C. O bolo estará pronto quando o furar com um palito e este sair limpo. Espere até que fique frio.



Calda tradicional:
- 1 xícara de açúcar
- 2 xícaras de água filtrada
- 6 cravos da índia inteiros 
- 2 ramas de canela
Leve tudo aos fogo e deixe ferver por 5 minutos. Deixe esfriar.

Calda para o pão-de-ló junino:
- 300ml de leite de coco
- 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1 1/2 xícara da calda tradicional
Misture tudo num recipiente fundo, para que tenha facilidade em molhar os pedaços de bolo. 


Para montar as delicinhas, você terá que cortar o bolo em quadradinhos. Dão uns 40 pedaços. Mergulhe cada pedaço rapidamente pela calda com o auxílio de um garfo. Depois passe todos os lados do bolinho no caco ralado seco (você vai precisar de uns dois pacotes de 100g). Ai é só colocá-lo no centro de um bom pedaço de papel alumínio, embrulhar e levar à geladeira por pelo menos umas 3h. 


Acredite em mim quando digo que todo o trabalho valerá a pena, assim como a espera. Concordo com a Akemi, do Pecado da Gula, que, como todo bolo gelado, ele estará ainda melhor e mais molhadinho no dia seguinte. E ó, mesmo que não goste muito de erva doce, coloque um pouquinho - ela destacará os sabores e dará mais personalidade ao bolo. O pão-de-ló junino derrete na boca e é uma explosão de sabores: você sente o milho, o fubá, o coco, a erva doce, a canela e o cravo em harmonia perfeita. Valeu cada mordida do meu único pedacinho. E os amigos adoraram, o que me deixou feliz da vida. Fantástico do início ao fim!  


Obs: Ah! E se quiser comer o bolo puro, sem molhar na calda ou levar na geladeira, também vale muito a pena: é macio, saboroso e perfeito para um café à tarde. 


(post retirado do blog Projeto Wonka, de Debbie Vasconcellos ou Debbie Wonka - como preferir)

6 comentários:

  1. Oi Debbie!
    Vivo de dieta, pq sou pré-diabética! rs... Sei o que é amar comer e fazer doces e não pode se acabar! rs... Bom, mas faça uns docinhos lights, já ajuda a passar a vontade!
    Vc leu os meus pensamentos... Tô com uma vontade loucaaaa de comer bolo de fubá! rs.. Pode deixar que hoje mesmo eu faço esse bolo! rs..
    Ah, fiz a torta de sorvete para o niver do meu irmão e a família amou! rs... Só não acertei na calda de novo, saco! rs.. Mas não vou desistir! rs...
    Beijos e boa quarta!

    ResponderExcluir
  2. Oi Talita!!! Pelo menos alguém entende a minha dor hahahahahha
    Assim que fizer, me conta! Esse bolo é uma delíiiiicia!!!
    E me fala o que deu de errado na calda de novo... mas fico mt feliz que todos tenho gostado :)
    Bjao!

    ResponderExcluir
  3. olá
    descobri seu blog por acaso e adorei.
    mas tenho medo de vir aqui. è muita tentação!!!!

    Parabéns

    bju bju

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacky! hahahaha não tenha medo! Pode vir! Seja bem-vinda e obrigada pelo carinho! Espero que goste e teste as receitas :)
    Bjao

    ResponderExcluir
  5. Olá, fiz o bolo e todo mundo adorou!!!
    Fica bem doce, o que é bom, comemos menos...
    Como estou passando por uma reeducação alimentar, tb faço como você, saio repartindo a herança...

    Parabéns, seu blog é muito bom!

    Bjs
    Tathi

    ResponderExcluir
  6. Oi Thati! Que bom que gostou! Mt obrigada pelo carinho! Beijão

    ResponderExcluir