Cupcakes, cake pops, macarons, brownies, pães de mel e bem-casados fantásticos, desenvolvidos especialmente para agradar as formigas de plantão. Woncakes, fabricando delícias para celebrar os momentos mais doces da vida!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Torta de Amendoim


Esse é um clássico de uma tia muito querida! Sempre fazia para as festas de família ou ainda quando vou visitá-la em Vitória, no Espírito Santo. Quando vem a minha casa, coitada, não pode sair daqui enquanto não fizer essa torta, pastéis de forno e empadas. Nunca tinha feito esta receita e esse foi um pedido do meu amado noivinho. Bem que gostei, pois além de gostosa é facílima! E eu estava super cansada (ainda estou) depois de um fim de semana muito agitado. Mas o cansaço valeu a pena: minha amiga de infância - irmã de coração - se formou em Medicina! Um orgulho só! Fiquei muito emocionada, tanto com a colação quanto com a festa... ela é uma guerreira sem igual, que eu amo e admiro demais. Vê-la se formando foi uma alegria sublime! Depois de curtir horrores uma festa maravilhosa e ainda segurar o choro o máximo possível, tinha que fazer algo que não sugasse muito de meu físico e emocional. A receita caiu como uma luva! 

Creme:
- 250g de Claybon culinária (é um pacote com 4 tabletes de 100g encontrado nos supermercados comuns)
- 2 xícaras de açúcar
- 200g de amendoim moído sem sal (também encontrado em supermercados)
- 1 gema peneirada ou sem pele
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó

Bata tudo na batedeira até obter um creme fofo, claro e firme. Voilá! Sim, é só isso! Agora é só acrescentar uma coisa aqui, outra lá. 


Montagem:
- 650g de doce de leite pastoso
- 100g de amendoim moído sem sal
- 2 pacotes de biscoito maizena
- 1 xícara de leite

Pegue uma forma de fundo removível de 23cm de diâmetro. Cubra o fundo com biscoitos bem molhados no leite. Coloque um pouco do creme e volte a cobrir com biscoito. Outra camada de creme e biscoito, e coloque, então, parte do doce de leite. Faça outras duas camadas intercaladas de biscoito e creme. Finalize com biscoitos e os cubra com o resto do doce de leite. Decore com amendoim moído e leve à geladeira por pelo menos umas 4h. Para desenformar, descole a torta (ou pavê, como cismou um amigo meu) da forma com uma faca. Não há como retirar a torta do fundo - eu pelo menos não consegui. Como o creme é firme, você pode utilizar apena a borda da forma e prender com durex nas pontas do prato que gostaria de servir para montar a torta. 


Olha, o doce me deu uma vontade de ir à Vitória. Faz tempo que não vejo minha tia e boa parte da família capixaba... minha amiga médica, que até então morava pertinho de mim em Niterói, também voltou para lá e faz uma falta louca. Vou me esforçar para ir à cidade em breve. A torta é uma delícia - doce na medida, com pedacinhos gostosos de amendoim, mas com um sabor suave. Ainda acho que a da tia é melhor, mas talvez seja o prazer de comer o que ela faz com tanto carinho. Alegrou meu dia e recarregou um pouco as energias, mas deixou o gosto amargo da saudade...  

(post retirado do blog Projeto Wonka, de Debbie Vasconcellos ou Debbie Wonka - como preferir)

5 comentários:

  1. Nossa parece maravilhosa esta receita...vou experimentar!
    Debbie, qdo vir à Vitória avisa, pra quem sabe, marcarmos um encontro.
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Hummm.. Deu uma vontade de comer! rs... Esse doce tem a cara do meu pai! Vou anotar a receita para fazer para ele..
    Não fiz o bolo junino, mas vou fazer!
    Ah, eu acho que o meu problema com a calda da torta de sorvete é que ela fica dura demais! rs... Não encontrei o ponto! Começou a ferver, deixo quanto tempo?
    Bjs...

    P.S.: Amoooo o seu site!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcela! Pode deixar que se for à Vitória eu aviso :) E assim que experimentar a receita, me conta.

    Oi Talita! Se tentar a torta de amendoim, me conta do resultado. Meu pai também adora! Quanto a torta sorvete, deixe a calda mais 1 minuto e meio, 2 minutinhos depois que começar ferver. Acho que já será o suficiente.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. uau, que delícia. meu tipo de sobremesa. Gostei do doce de leite e amendoim moído.O contraste deve ser ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Olha, Valentina, é uma delícia! Tenho uma outra receita de torta de amendoim um pouco diferente dessa que devo tentar qualquer dia desses de novo. Se achou o contraste legal, prove.. não vai se arrepender :)

    Bjao

    ResponderExcluir