Essa receita é da querida Nigella Lawson. Diga o que quiser, ainda que despretenciosa e bagunceira, não há como negar que Nigella sabe muito bem a arte da comfort food ou comida emocional, despertando sensações agradabilíssimas aos comilões de plantão. Eu já havia visto esta receita em outros blogs, mas foi assistindo ao programa da cozinheira Lawson na GNT que me deu uma vontade louca de fazer o bolo. A massa brilhosa e quase líquida me causou curiosidade. Pensei: "será que isso vai virar bolo mesmo?". Vira! E não um qualquer, mas sim um senhor bolo. As rachaduras que aparecem quando pronto são lindas, quase uma obra divina. Impossível fazer aquilo com as próprias mãos. E é perfeito para a calda encharcar o bolo e tornar tudo ainda mais delicioso.
- 1 e 1/3 xícara (200g) de farinha de trigo
- 1 e 1/3 xícara (275g) de açúcar
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 xícara (50g) de cacau em pó
- 175g de manteiga em temperatura ambiente
- 1/3 xícara (80ml) de yogurte natural
- 02 ovos
- Baunilha à gosto
- 1 xícara (175g) de gotas de chocolate
O modo de fazer deste bolo é muito simples. Tanto não dá trabalho que recomendo uma caminhada mais longa durante a semana para compensar as colorias ganhas com tanto mérito. Bata tudo no processador. Ainda batendo, acrescente ½ xícara de água fervente. Parece maluquice, mas, acredite, dará certo. A intenção é deixar o bolo úmido, o que é acatado por perfeição. Desligue o processador e misture 1 xícara (175g) de gotas de chocolate na massa. Coloque em uma forma para bolo inglês untada e polvilhada. Leve ao forno baixo por mais ou menos 1h, ou até quando espetar o bolo com um palito e este sair limpinho.
Quando essa maravilha sair do forno, você vai ver as lindas rachaduras e vai entender quando digo que elas chamam por essa calda. Nigella que me desculpe, mas fiz algumas pequenas modificações. Você vai precisar de:
- 1/2 xícara de água
- 1/2 xícara (100g) de açúcar
Misture e leve ao fogo, deixando ferver por uns cinco minutos. Não fique mexendo, se não a calda ficará cristalizada e não é essa a intenção. Depois de pronta, desliguei o fogo e acrescentei umas 3 colheres de sopa de creme de leite. Além de dar mais brilho à calda, a deixa mais saborosa e encorpada.
Faça furos no bolo ainda quente com um garfo e distribua essa calda pelos buraquinhos e rachaduras. Depois, é cortar raspas de chocolate e jogar por cima. Lindo, cheiroso e delicioso, esse é o resultado de uma das melhores receitas que provei nos últimos tempos. E ouvir do noivinho que foi o bolo de chocolate preferido dele até agora – e olha que, como a Wonka que sou, faço muitos – não tem preço. Deliciei-me com as garfadas e os elogios. Tanto chocolate me trouxe um confooorto. Pena que com meu amado estando tão longe a sensação boa passou logo logo. Afinal, ele é muito mais viciante e prazeroso que o chocolate. Mas esse já é outro papo.
*Saudades, amor. Volta logo!
(post retirado do blog Projeto Wonka, de Debbie Vasconcellos ou Debbie Wonka - como preferir)
HUMMM!! Que delícia!!
ResponderExcluirOlá Déborah!! Sou Débora tb..rsrsrs Quem me mandou o link do seu blog foi minha irmã Rafaela...acho que ela trabalha com vc. Adorei seus doces...vamos poder trocar muitas fugurinhas. Acabei de criar um blog tb...Débora F@azendo @rte!! Dá uma passadinha lá!!
Outra coisa...queria mandar uma receita pra vc...só pode doce???
bjs
Oi Débora! Que ótimo :) Fico feliz que tenha gostado! E vamos trocando figurinha sim! Vou visitar seu blog já já. E pode mandar receita, mas só de doce mesmo! Bjk e obrigada!
ResponderExcluir