Cupcakes, cake pops, macarons, brownies, pães de mel e bem-casados fantásticos, desenvolvidos especialmente para agradar as formigas de plantão. Woncakes, fabricando delícias para celebrar os momentos mais doces da vida!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Torta Suíça



Há poucas semanas fiz essa receita pela primeira vez. Queria algo diferente. Quando falei sobre a Torta Suíça, meu pai logo torceu o nariz. Acontece que papai é uma formiguinha seletiva: adora doce, mas não qualquer um, nem a qualquer hora, nem com muito açúcar, nem com tão pouco. Então, já viu: por muitas vezes ele não fica feliz da vida com as minhas aventuras na cozinha. Ele gosta de todas, mas adora poucas. Para a minha surpresa, mesmo depois da torcida de nariz, quando papai provou essa receita ficou completamente apaixonado. Tanto que este post é resultado de um pedido dele, que queria porque queria que eu fizesse o doce novamente.


É claro que fiquei feliz também – e muito – porque adoro essa Torta Suíça. Mas que fique claro: adoro ESSA. Já tentei saboreá-la em diversos lugares e em poucos consegui encontrar uma que me agradasse. Algumas são secas, outras não têm gosto de nada, enquanto a maioria não fica suave. E esse, para mim, é a principal característica da torta: a suavidade. As texturas da massa de chocolate airada, com o recheio de chantilly e a cobertura de ganache quando juntas formam um doce saboroso e leve, que cai bem até num dia quente de verão. Como o calor já chegou aqui no Rio de Janeiro, o doce foi uma ótima escolha. Sem contar que a torta é linda, não é não?



Pois bem, vamos aos ingredientes da massa:
- 10 claras
- 160g de açúcar
- 120g de chocolate em pó
- 15g de trigo

Bata as claras em neve numa velocidade baixa (nível 2 da batedeira) até ficarem bem firmes.  Eu sempre coloco uma pitada de sal para eles ficarem claras e durinhas – isso é segredo de vovó. Depois de bem firmes, acrescente o açúcar ainda batendo. Desligue a batedeira e coloque o chocolate em pó e o trigo, misturando muito delicadamente com uma espátula. Seja paciente, mexa com cuidado para a massa não baixar. Você precisa da massa bem fofa e airada. Divida a massa em duas formas pequenas que possuam fundo removível e que estejam com fundo coberto por papel manteiga untado (para isso, encaixe o fundo já com o papel antes de fechar as laterais e depois besunte). Leve ao forno pré-aquecido em 160°C.  Retire as massas quando estiverem criando uma crosta por cima e quando furar com um palito e este sair limpo. As massas ainda estarão bem macias e assim deve ser para que, depois de resfriadas, fiquem molhadinhas. Retire as laterais e deixe esfriar antes de descolar do fundo.

Para o recheio, você vai precisar fazer um chantilly. É só comprar um pote de creme de leite fresco, que normalmente fica na parte de gelados dos hipermercados, próximo a manteigas e queijos. Use 500g de creme de leite fresco, adicione 50g de açúcar e bata em velocidade média até obter o ponto que deseja. Não deixe mole demais, mas também não procure batê-lo muito. O chantilly requer vigilância: se batê-lo demais, irá talhar e virar uma espécie de manteiga.  Já para a cobertura, é só fazer um ganache com 100g de chocolate meio amargo picado e 100g de creme de leite de caixinha. Leve ao microondas ou em banho-maria até o chocolate derreter completamente.  


Agora é só montar! Com as massas já frias, coloque uma num prato, cubra com o chantilly e depois insira a outra massa por cima. Então, é só jogar o ganache no centro da última massa (o ganache não deve se espalhar pela torta, deverá ficar concentrado no meio mesmo, formando um círculo). Pronto! É só colocar na geladeira, esperar esfriar e se deliciar.

Simples, fácil e gostosa, a Torta Suíça nem é tão “engordiet” assim e não te deixa cheio, nem como uma vontade louca de tomar litros de água. Valeu a pena para adoçar um fim de semana pra lá de sem graça e solitário como esse. Alegrou os meus dias e o de papai, é claro! 


(post retirado do blog Projeto Wonka, de Debbie Vasconcellos ou Debbie Wonka - como preferir)

19 comentários:

  1. Ei Debbie! Putz, outra delícia, pros olhos tb :)
    Ó, no parágrafo depois dos ingredientes, acho que um "não" virou um "na"... "Seja paciente, mexa com cuidado para a massa na baixar." Dá uma olhada.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, parei aqui por causa do cara daí de cima (Romulo). Só um comentário. A ÚNICA Suiça que eu consigo (ou pelo menos conseguia) comer era a do Couve Flor no Jardim Botânico. Isso a um tempo atrás, pq não sei se mudaram de fornecedor. A torta não era feita lá. Para vc ter uma idéia, já saí da tijuca num domingo a tarde para comprar um pedaço. Comprei a torta inteira, coloquei na geladeira e ela acabou no mesmo dia. Bom d+. Vou seguir sua receita. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Romulo, querido, obrigada mais uma vez! E ainda divulgando o blog trouxe novos visitantes! Valeu mesmo :)
    Oi Marcelo! Obrigada por acessar :) Eu entendo muito bem o que está dizendo; é muito difícil conseguir encontrar uma torta suíça boa! Mas, pode acreditar, essa é uma delícia. Quando testar, me conta o que achou do resultado!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Debbie,

    Vi a sua receita no blog da Barra Doce e "PIREI", isso deve ser maravilhoso! Vou fazer com certeza. Adorei seu blog e já estou te seguindo, agora estou esperando a sua visita no meu blog (que só tem receitas doces kkkk)

    Bjs


    Dani Lerner

    http://www.temdoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... Julia é muito engraçada! Mas eu tô com ela, não gostei nem um pouco desse papinho mole de amiguinha e biscoitinho, não! A Juju e eu vamos sair por aí cozinhando e vcs não serão convidadas!
    Brincadeiras à parte, muitos parabéns, Debbinha, por ser assim tão talentosa e tão presente em nossas vidas. Estar ao seu lado é ser feliz sempre e viver cheia de orgulho o tempo todo! O seu blog é lindo, as receitas são perfeitas e, para um talento deste tamanho, o céu é o limite! Ah, e mais parabéns ainda pelo Barra Doce! Amei te ver por lá!!!
    E não tenho dúvidas de que esse novo caminho que está sendo traçado à sua frente ainda nos revelerá uma linda história à la "Julie and Julia", só que, desta vez, "Déborah por Déborah: a jovem blogueira/confeiteira/chocolateira que se reinventa"!

    Beijos,

    Te amo!

    ResponderExcluir
  6. Cara Debbie, fiz a torta no fim de semana. A massa ficou perfeita antes de ir para o forno. Acho que deixei pouco tempo porque ela cresceu bastante e ficou linda, rs. Achei, vai ficar enorme, ai testei com o palito e saiu limpo. Ok. Tirei para resfriar e elas murcharam muito, mas muito mesmo, acho que cada uma ficou com 1,5cm +/-. Não teve problema, ficou muito gostosa (Caprichei no recheio :-). Mas quanto tempo no seu forno você deixou? No meu em 17 min estava ok (160 C). Talvez um pouco mais de farinha, ou foi o tempo mesmo que errei? A minha fez poucas crostas.

    Abcs e obrigado de novo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcelo! Eu já fiz essa torta umas três vezes e em nenhuma delas ela baixou tanto. Definitivamente foi o tempo no forno.. a torta precisa das crostas mesmo. No meu forno deve ter ficado uns 25 ou 30 minutos. A massa dá sim uma diminuída, como qualquer outra, mas não muita e a diminuição acontece principalmente no centro, por isso o ganache fica certinho no centro dela.
    Se fizer de novo, tente deixar no forno por mais tempo e por favor me conte o resultado :)
    Bjk

    ResponderExcluir
  8. Oi Debbie, Valeu. Essa semana faço outra para o pessoal do trabalho e te conto.

    Feliz Natal!!!

    bj

    ResponderExcluir
  9. Olá. Olha eu aqui de novo. Estou insistindo nessa torta pq simplesmente é a minha preferida. 2a torta e a mesma coisa. Reli a receita e vi que vc só coloca o papel no fundo, eu estava colocando nela toda inclusive nas laterais. Será? As claras ficam em neve perfeitamente. A massa fica boa, cresce, mas no final murcha. Foram 27 min de forno dessa vez. Note que não fica ruim no final. Todos comem e elogiam. Só nao fica com as casquinha na borda e muito fina :-( Vou para a terceira, depois descubro o que faço com 30 gemas, rs. bj e obrigado

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcelo! Ai meu Deus, porque será?! Ela abaixa um pouco sim, mas não muuuuuito. Que estranho... o forno não está desregulado, muito quente, talvez? Pelo menos gostosa ficou, ainda bem... mas espero q consiga. Esses dias vou fazer de novo e te dar um feedback mais detalhado do que pode estar acontecendo. E com as gemas, faz um quindão :P
    Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Oi Debbie,
    desculpa a minha ignorância mas esse trigo da receita é farinha de trigo?
    É que eu sou louca por essa torta e quero muito fazê-la mas estou na dúvida.

    Agradeço sua atenção.
    Bjs,
    Renata

    ResponderExcluir
  12. Oi Debbie,sou nova por aqui e já adorei o blog! Estou com uma dúvida, a massa para o bolo inferior é o mesmo que para a parte superior. Eu sempre achei que torta suíça fosse suspiro+chantilly+bolo. Até!
    Clarice

    ResponderExcluir
  13. Passei mal agora! Aguei! Vou passar essa receita pra minha irmã fazer. :)

    ResponderExcluir
  14. rrrrrrrrrrr...Pq a minha não fica crocante? Já tentei 3x, fica bonita, mas fica uma massa "fofa"..só isso. O q faz o "crocante"? açúcar d+ ou d-? Tempo, temperatura? trigo? oq será?? Outra coisa, as medidas poderiam ser em "colheres" ou "xícaras". Facilitaria. Abraços, adoro e sigo o blog.

    ResponderExcluir
  15. Adorei a receita, inclusive fiz nas forminhas de cupcake, ficou muito legal, vou te mandar as fotos xará...hahaha
    gente, partindo do princípio que clara em neve = acucar resultam em suspiro, o que gera a crocancia é o tempo no forno, temtem deixar um pouquinho mais... testei aqui numa forma quadrada só a massa bem fininha e ficou um suspiro delicioso...ou seja, é o tempo no forno.... Espero ter ajudado...beijos Débora

    ResponderExcluir
  16. Desculpem, clara em neve + açucar...

    ResponderExcluir
  17. Fiz essa massa uma vez e ficou maravilhosa. Mas depois ao tentar refazer, não consigo. Ja tentei 3 x e nada.
    Ate o suspiro beleza. ao Misturar o chocolate e a farinha de trigo a massa "derrete" e fica horrível.
    Não cresce no forno, tendo que jogar fora....
    Eu estou mexendo com uma espatula pão duro e bem devagar.
    Alguém sabe me ajudar ?
    Obrigada Bjs

    ResponderExcluir
  18. A torta fica otima, mas nao fica com a casquinha da foto. Vou tentar mudar o tempo de forno.

    ResponderExcluir
  19. Eu fiz mas não ficou crocante ela cresceu murchou normal mas a tão sonhada casquinha não foi dessa vez o forno aqui de casa acho que não está bom coloquei no forno pre aquecido a 160 graus por 30 minutos depois tive que aumentar o tempo por mais 30 minutos mas não criou a casca por cima embora ficou uma delícia obrigada pela receita 😋🥰

    ResponderExcluir